terça-feira, 28 de maio de 2013

Algumas Curiosidades Sobre os Carboidratos


  •  O carboidrato é o principal “combustível” utilizado na contração muscular e é o nutriente mais importante para o desempenho atlético.


  • A energia obtida nos carboidratos pode ser liberada no interior dos músculos em atividade a uma velocidade até três vezes maior do que a energia derivada da gordura.


  • As reservas de carboidratos no organismo são limitadas: quando esgotadas, impedem que os atletas pratiquem exercícios intensos, podendo levar à fadiga.


  • Para melhorar o desempenho é comum consumir suplementos de carboidratos durante a competição.


  • Os atletas que praticam exercícios intensos regularmente devem ingerir uma dieta rica em carboidratos para que possam repor as reservas de energia entre os treinos.


  • A reposição total das reservas de carboidratos do organismo leva, no mínimo, 20 h.

Carboidratos

  Para suprir as necessidades vitais do nosso corpo precisamos ingerir uma quantidade equilibrada de nutrientes. Um desses nutrientes são os carboidratos, que são alimentos que fornecem energia ao nosso organismo. 

     Dentro deste grupo energético estão os Cereais, como o arroz, trigo, milho, veia, etc., os Tubérculos que são: Batatas, mandioca, mandioquinha, etc., e os Açúcares: Mel, frutose, etc. Todos eles fornecem energia ao nosso corpo.

 Veja o vídeo abaixo e saiba as fontes alimentares e as funções dos carboidratos no nosso corpo.




*Tubérculos são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas.


Fonte:
http://www.todabiologia.com/saude/carboidratos.htm >


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quais Frutas Devemos Consumir Durante As Refeições?

      Sim, frutas são uma grande fonte de enzimas que são necessários para nosso corpo ser saudável.  Quase todas as frutas  são carregadas com enzimas e nutrientes essenciais.

    Algumas frutas devem ser evitadas durante o consumo de outros alimentos, pois prejudicam a digestão: melancia, banana, caqui, uva, maçã, etc. No entanto, existem frutas que facilitam a digestão devido à presença de enzimas que auxiliam e aceleram a digestão das proteínas.



   Temos o Mamão, que é Fonte de vitaminas A, B, e C, ferro, cálcio e fósforo. 
Ele auxilia na digestão, pois tem a presença da enzima papaína, serve como laxante, combate as doenças da pele causadas pela falta de vitaminas A, previne a cegueira noturna e evita queda de cabelo.



    Outra fruta é o Abacaxi, que é Fonte de potássio, magnésio, cálcio, vitaminas B1, C e D.
   Também auxilia na digestão por ter a presença da enzima bromelina, reduz o apetite, acelera a passagem do alimento pelo estômago, previne o envelhecimento, serve como diurético, combate as aftas e todas as afecções da mucosa.







Fonte: <  
http://www.alenahus.com.br/2013/03/quais-frutas-devemos-consumir-durante-as-refeicoes/ >

Enzimas nas Refeições



    Se você quer ser saudável dos pés à cabeça comece a incluir uma peça de fruta fresca a todas as suas refeições. As enzimas podem ser encontradas nos alimentos crus, como na fruta e nos vegetais, por isso é importante comer frutas e vegetais crus em todas as refeições. 

     Uma regra importante, nunca assar ou cozinhar frutas porque isso mata as enzimas que se encontram ali presentes. Tentar reduzir o consumo de comidas enlatadas é uma boa aposta para aqueles que realmente desejam ter uma vida saudável e livre de doenças. Sempre que cozinhar vegetais lembre-se de fazê-lo com pouca água para conservar o seu conteúdo vitamínico e enzimático. Líquidos demasiado quentes podem matar as enzimas, portanto nunca se deve beber líquidos quentes às refeições.







Aminoácidos


    Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano.  Atletas são as pessoas que mais se beneficiam com a suplementação de aminoácidos porque eles ajudam no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular.       

    Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas, que devem estar em ótimo funcionamento para que todos nós possamos aproveitar ao máximo a alimentação. 

Os aminoácidos tem grande influencia no seu humor, na concentração, na agressividade, na atenção e no sono.Depois que uma proteína é ingerida, as enzimas digestivas a quebram em aminoácidos. Os aminoácidos são, então, usados individualmente para a criação de novas proteínas e enzimas.

    Os aminoácidos isolados são mais rapidamente absorvidos e assimilados do que as proteínas. Eles influenciam atividades farmacológicas e fisiológicas, como o anabolismo, a regulação hormonal e as funções neurotransmissoras. Os aminoácidos individuais conseguem desempenhar funções que as proteínas não conseguem, tornando-se, assim, muito importante no ganho de massa muscular e na melhora da performance.




Fonte: 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Proteínas Vegetais

Para os Vegetarianos ou para aquelas pessoas que não apreciam carnes, é melhor ficar de olho no consumo de alimentos ricos em proteínas vegetais para que não aconteça de haver deficiência da mesma em sua dieta. Os valores abaixo referem-se a porções de 100g dos alimentos. Nem só de carne vive o homem......



 A deficiência de proteínas no corpo pode causar uma série de prob­le­mas de saúde, incluindo ane­mia, cresci­mento lento em cri­anças e acú­mulo de líquido no corpo. O adulto médio neces­sita de 0,8 g de pro­teína por 1 kg de peso.


terça-feira, 21 de maio de 2013

Curiosidade

Comer Proteínas é Uma Solução Para Diminuir o Sofrimento do Dia Após a Bebedeira.





Se você já passou por alguma ressaca, alguém já deve ter explicado que é preciso comer alguma coisa enquanto bebe para não virar um zumbi no dia seguinte. De fato, isso ajuda bastante, principalmente se você comer alimentos ricos em proteína. Isso acontece porque esse tipo de alimento mantém o estômago ocupado na digestão e libera menos restos para o intestino delgado. Com isso, menos álcool cai nessa parte do sistema digestivo, que por consequência absorve menos dessa substância. Você então fica menos bêbado e com menos ressaca.








Proteínas


O que é Proteína?


São alimentos que participam da composição de muitas estruturas do nosso corpo e de substâncias fundamentais para o funcionamento do organismo, como os hormônios e os anticorpos. Podemos encontrar as proteínas nas carnes, derivados do leite e em vários produtos vegetais.




Qual a Importância das Proteínas?

A Importância das proteínas está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Elas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células, e podem também ser utilizadas como fonte de energia se houver deficiências dos outros nutrimentos energéticos.


Qual a Função das Proteínas?

As proteínas participam da coagulação sanguínea  da formação de anticorpos, da construção de novos tecidos, e entre outras coisas são matéria–prima para alguns hormônios. No corpo humano existem mais de 1500 tipos de enzimas, cada uma catalisando um tipo de reação química. As proteínas participam como de enzimas no corpo humano. O organismo não possui órgãos que mantenham uma reserva de proteínas, portanto elas devem ser consumidas diariamente.


Recomendação Diária:

Recomenda-se uma ingestão de 10 a 12% do total de calorias diárias, na forma de proteínas, (1g de proteína = 4 calorias).


Proteínas e Musculação:

Em média, um atleta interessado em ganho muscular deve consumir de 1.5 a 2g de proteínas por quilo. Isso representa uma quantidade difícil de conseguir apenas com alimentação. Supondo que você tenha 75kg de peso, isso representa cerca de 112g de proteína por dia considerando a média de 1.5g. Não se ganha massa muscular – de verdade, não aquilo que você ganha na Malhação – apenas com arroz e feijão. Suplementos a base de proteínas são bem-vindos e úteis se usados com inteligência, ex: whey,  protein, albnumia.