terça-feira, 22 de abril de 2014

Infraestrutura das Escolas Públicas

A pesquisa incluiu dados do Censo Escolar de 2011 de 194.932  escolas. Nele a pesquisadora Girlene afirma que ela e os pesquisadores esperavam que os resultados demonstrassem a precariedade de muitas das escolas brasileiras, mas pontua que o percentual de elementares (44%) e de avançadas (0,6%) foi um "choque".
É inegável que a educação no Brasil teve um relativo crescimento nos últimos 20 anos. Porém, a qualidade e o investimento não acompanharam esta boa fase. Diversos estudos, publicações e relatórios nacionais e internacionais atestam essa lacuna não preenchida pelo governo brasileiro. Um fator que demonstra o descaso com a educação em nosso país continental, é a infraestrutura das escolas brasileiras. Segundo outro estudo, de pesquisadores da Universidade de Brasília, menos de 1% das escolas brasileiras tem infraestrutura ideal. Para especificar melhor, apenas 0,6% das escolas brasileiras tem infraestrutura próxima da ideal para ensino, que caracteriza-se por ter várias opções de aprendizado para o aluno, como biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades básicas.
Nas escolas de educação básica, são 44% as que contam apenas com água encanada, sanitário, energia elétrica, esgoto e cozinha. Segundo essa mesma pesquisa, as escolas da rede municipal tem as piores condições, principalmente na zona rural, onde as escolas são tão precárias que algumas não tem nada do que foi citado à cima, sem falar no material escolar.
O artigo é importante, pois trata de um assunto muito sério como a situação da  infraestrutura das escolas públicas Brasileiras. Os pesquisadores separaram as escolas em quatro categorias, Infraestrutura Elementar, Infraestrutura Básica, Infraestrutura Adequada, e Infraestrutura Avançada.






Um comentário:

  1. Ola Maria José, é revoltante saber que tantas coisas nos são assegurado por lei e, no entanto não se tornam realidade. Uma escola de qualidade, com boa infraestrutura, com conforto, assentos adequados, banheiro, ventilação, água, alimentação saudável e outros quesitos são direito de todo estudante. Mas porque será que isso não é realidade em 100% das escolas hein? Já não se sabe se é a corrupção, desvios, se é a desvalorização ou falta de interesse público mesmo. O que se sabe é que ainda existe e muitas escolas em situações precárias, algumas tão próximas de nossos arredores, e a verba pública da educação ninguém sabe pra onde foi. Diante do que foi dito, só nos resta é parabenizar e agradecer aos alunos e professores que não desistem de seus estudos, mesmo em meio a tanto descaso.

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