terça-feira, 15 de abril de 2014

Como a LDB, Lei de Diretrizes e Bases, alterou a gestão das escolas Brasileiras.

O sistema educacional Brasileiro é dividido em Educação Básica e Educação Superior. A lei de Diretrizes e Bases publicada em 1996, organizou a educação básica do Brasil em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O conceito de educação básica foi ampliado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, pois a lei anterior estabelecida como básico o antigo primeiro grau.
A LDB atribui à educação básica a finalidade de desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum essencial para exercer a cidadania, prosseguir seus estudos e ingressar no mercado de trabalho. Engloba a Educação Infantil, o ensino fundamental obrigatório de 09 anos a uma educação básica média. A educação de jovens e adultos (EJA) é considerada uma modalidade da Educação Básica.
O vídeo discute como a LDB alterou a gestão das escolas brasileiras. Ele enfatiza como a participação dos pais na escola foi suprimida no decorrer dos anos e discute as mudanças necessárias tendo em vista a gestão democrática. Esta parte apresenta como ocorre a avaliação institucional e a preparação para as avaliações pelas escolas. O fato da pagem ter estudado para acompanhar as mudanças da lei, a transformação da escola é reflexo na nossa sociedade capitalista


Veja o vídeo abaixo:


3 comentários:

  1. Olá Mazé,muito boa sua postagem!
    A profissionalização das professoras da educação infantil (creches) foi realmente importante, pois pessoas leigas, mas com a vocação de lecionar, mesmo sem a valorização devida, se aperfeiçoaram tiveram sua formação acadêmica e hoje são professoras formadas.
    Outro fato que me chamou muita atenção foi a educação infantil mencionada e a bagagem que a criança adquire para as series futuras. Trabalho em um dos CEI's daqui de Beberibe e é notório a importancia destas series iniciais, pois é nelas que a criança adquire coordenação motora, avança no seu desenvolvimento cognitivo e se socializa interagindo com outras crianças. Adorei i vídeo muito bom mesmo.

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  2. A pratica pedagógica abrange toda a educação básica, que deve ser de qualidade, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até chegarem ao nível médio. Vimos que a educação infantil é de fundamental importância para que a criança desenvolva seu repertorio linguístico e troque experiências que enriqueça seu convívio social psicomotricidade.
    Já no ensino fundamental a criança desenvolve as bases do seu conhecimento, avançando gradativamente depois que é alfabetizada. O ensino superior, agora muitas vezes atrelado ao ensino profissionalizante prepara os jovens para o mercado de trabalho ou para cursarem o nível superior.
    Vemos desse modo que educação é uma constante evolução e a LDB regulamenta toda essa base evolutiva, coordenando e dando o direcionamento adequado.

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  3. Olá Maria José,
    O vídeo discute a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,(LDB nº 9394/96) como um divisor de águas em relação a educação infantil. A partir da LDB, em 1996, houve uma profunda alteração na gestão das escolas. O FUNDEF financiou a formação dos professores e aumentou o nível acadêmico desses professores, passamos a possuir professores mais bem qualificados, melhorando o nível do ensino. Houve mais investimento na educação infantil e nas creches, lugar onde deve haver atenção especial com as crianças, não só através do cuidar, como também do educar. A criança deve passar mais tempo na escola, para poder aprender mais e ficar distante dos perigos existentes fora da escola. A escola tem que ser atraente e oferecer boas condições físicas, administrativas e pedagógicas para atender essa clientela.

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