terça-feira, 22 de abril de 2014

A Educação pode mudar a realidade!

Metas do objetivo:


•    Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino básico. •    Garantir que, até 2015, as crianças de todas as regiões do país, independentemente de cor/raça e sexo, concluam o ensino fundamental (meta brasileira).


E qual é a realidade atual?


No Brasil, os dados são de 2005: 92,5% das crianças e jovens entre 07 e 17 anos estão matriculados no ensino fundamental. Nas cidades, o percentual chega a 95%. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões norte e nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida. 
Houve progressos no aumento do número de crianças frequentando as escolas nos países em desenvolvimento. As matrículas no ensino básico cresceram de 80% em 1991 para 88% em 2005. Mesmo assim, mais de 100 milhões de crianças em idade escolar continuam fora da escola. A maioria são meninas que vivem no sul da Ásia e na África Subsaariana. Na América Latina e no Caribe, segundo o Unicef, crianças fora da escola somam 4,1 milhões.


Vídeo abaixo:


2 comentários:

  1. Um dos maiores desafios que nosso país enfrenta é a educação de qualidade. Uma realidade cada vez mais distante do ideal, devido a precariedade das escolas, falta de recursos e limitação de investimentos. No mundo cada vez mais tecnológico esta ficando inviável para os alunos se manterem atualizados com as novas tecnicas de ensino, principalmente a que se refere nesta area moderna o que dificulta o ingresso no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Concordo absolutamente com a Flávia. A educação está dependendo de cada vez mais investimentos. É fato que desde a LBD até os tempos atuais a melhor, avanço foi incontestavelmente grande, porém, é preciso mais. Se formos avaliar os Índices de Educação Básica do Brasil, percebemos também uma grande avanço e a meta é, até 2022 alcançar média 6,0, e estamos perto, mas infelizmente, sabemos que há muita maquiagem nestes dados, no sentido de crianças estarem no 1º ano do ensino fundamental se quer saberem o alfabeto.

    ResponderExcluir