quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Anfíbios


Os anfíbios são seres vivos que durante seu ciclo de vida passam por duas fases: uma aquática e outra terrestre. Esta espécie é classificada em dois grupos principais: anfíbios com cauda e sem cauda. Os que não possuem cauda (rãs e sapos) são mais desenvolvidos em relação aos que possuem (salamandras).

O desenvolvimento embrionário dos anfíbios é relativamente rápida. Em certas espécies de rã, 03 a 04 dias depois da fecundação, o embrião abandona o envoltório, já transformado em um pequeno girino.  

A primeira fase é aquática e corresponde a larva, cujo corpo apresenta nadadeiras. A respiração é branquial, após a metamorfose total da larva, adulto geralmente abandona o ambiente aquático e passa a ocupar o ambiente terrestre, adquirindo quatro patas. A respiração passa a ser pulmonar e cutânea, metamorfose de um anfíbio: Ovos --> Girinos --> Jovem --> Adulto.


Abaixo segue um trabalho muito bom sobre o  Desenvolvimento Embrionário de Anfíbios: 





2 comentários:

  1. Bem interessante esta postagem Maria José, e vale lembrar que "Anfíbio" significa "vida dupla". Acredito que seja devido os anfíbios viverem em dois habitats diferentes, já que eles vivem boa parte da vida na terra,e retornam à água para se reproduzirem, como você mesmo citou acima. Dizem que os anfíbios tentaram conquistar o meio terrestre, que não foi possível, pois sua reprodução depende da água, como nós já sabemos. É tão interessante que nos sapos, os pulmões são simples, e parecem dois "sacos" de pequeno volume e dizem que essa é a característica que aumenta a importância da pele do anfíbio como um órgão respiratório.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mazé !

    Excelente postagem, o desenvolvimento de anfíbios demonstra partes do estudo da embriologia comparada, onde no caso dos anfíbios temos um ciclo situado em dos habitats. Formando uma diferença e uma complexidade elevada. Um fato muito interessante é que a na maioria dos anfíbios a fertilização é externa e seus ovos são depositados na água ou proximidades.

    ResponderExcluir