terça-feira, 29 de outubro de 2013

Anemias

A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. No exame de sangue (hemograma) as células apresentam-se normocrômicas (coloração normal) e macrocíticas (tamanho aumentado).

A deficiência de cobalamina pode estar relacionada à ingestão pobre dessa vitamina; dificuldade de absorção, como em casos de incapacidade das células parentais do estômago em secretar fator intrínseco (uma glicoproteína que se liga à vitamina B12 de modo a facilitar sua absorção) ou utilização inadequada, situações em que a cobalamina não é sintetizada. A falta de ácido fólico também pode estar relacionada à ingestão precária, má utilização, absorção ineficiente ou mesmo em casos de aumento da necessidade do organismo, como em gestações, fases de crescimento, entre outros.
A sintomatologia inerente à anemia megaloblástica é muito parecida com os outros tipos de anemia, cansaço, palidez, taquicardia, diarreias, fraqueza. Esses sinais auxiliam muito no diagnóstico, que é feito através de exame de sangue.

Saiba mais no artigo abaixo:



4 comentários:

  1. Olá Mazé, parabéns pelo blog, muito bem estruturado.

    Realmente muito interessante o artigo sobre anemia, e explicando melhor, a anemia megaloblástica. Pude adquirir mais conhecimento deste assunto tão interessante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria José, também gostei muito do seu blog.

    Está muito legal o assunto sobre anemia megaloblástica pois esclarece a importância do ácido fólico para a fase de crescimento, e principalmente em gestações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria José,
    Também achei interessante o assunto escolhido por você, como a Maria de Jesus ressaltou, ácido fólico realmente é muito importante, sobretudo, em gestações pois, em casos de deficiência de ácido fólico e vitamina B12, uma das causas da Anemia Megaloblástica, podem ocorrer parto pré-maturo ou má formação fetal.

    ResponderExcluir
  4. Maria José, muito educativo o conteúdo do seu blog sobre a anemia.
    Ao lê seu blog tirei muitas duvidas que eu tinha sobre o tema sobre o tema.

    ResponderExcluir